Friday, December 01, 2006

A internet isola ou aproxima?


A internet contribui
para isolar ou aproximar as pessoas? Pelo que percebo do comentário geral, parece prevalecer a idéia que a rede distancia as pessoas, que na era digital tenderiam a um modo de relação apenas virtual, frio, em detrimento do contato pessoal. Como estamos no olho do furacão, é difícil dar uma resposta definitiva - e a questão certamente é muito complexa e exige estudos aprofundados. Mas alguns indícios apontam para a direção oposta, ou seja, a web pode funcionar como um canal para aproximação das pessoas, incluindo os encontros fora da rede.

Pelo menos é que constata o estudo Annenberg Digital Future Project, divulgado ontem pela Universidade do Sul da Califórnia (USC). Segundo a pesquisa, para 43% dos americanos que pertencem a comunidades na internet, o mundo virtual é tão importante quanto o real. Os entrevistados pela pesquisa, que levou seis anos para ser concluída, fizeram amizade com 1,6 pessoa por ano em média. Em outras palavras, as relações construídas no meio digital se estenderam para o chamado mundo real.

Os pesquisados também conheceram, em média, 4,65 pessoas, com as quais se relacionaram exclusivamente no universo virtual. A web também ajudou 40% a manter o contato com amigos e parentes.

A blogosfera, por sua vez,
só cresce: o número de blogueiros dobrou desde 2003, o que significa que 7,4% dos internautas têm blogs. "Mais de uma década depois de a web se abrir para o público, estamos observando a emergência da internet como o poderoso fenômeno social e pessoal em que sabíamos que ela se transformaria", disse Jeffrey Cole, diretor do estudo, em comunicado.

E aí, o que você acha: a internet isola ou pode realmente fortalecer o contato entre as pessoas?

Clique aqui para obter mais detalhes sobre o estudo

2 comments:

Anonymous said...

estamos próximos, não?

Clayton Melo said...

Positivo e operante.